O processo é eletromagnético e consiste na aplicação de uma corrente elétrica variável a um indutor ou bobine. É aplicada uma potência e frequência específica que induz um campo magnético variável que gera um aquecimento localizado dentro ou nas proximidades do indutor.
Ocorrendo na camada superficial da peça, este aquecimento prolonga-se até atingir a temperatura de austenitização, com base numa série de parâmetros controláveis: potência, frequência, tempo e projeto de acoplamento do indutor. Para que a transformação estrutural seja concluída, a peça deve ser rapidamente arrefecida por um chuveiro ou por imersão. As espessuras da camada temperada variam de acordo com o tipo de frequência aplicada- alta frequência(HF) ou média frequência(MF). Trata-se de um tratamento frequentemente utilizado em peças de metalomecânica de pequenas/ médias séries e peças unitárias.
Para qualquer esclarecimento adicional contacte-nos através do telefone +351 256 580 491 ou, em alternativa, poderá enviar e-mail para ramadatt@ramada.pt