04 abril, 2022

Projetos Kaizen no Ramada Aços

A procura de uma metodologia de trabalho eficiente e da melhoria contínua em toda a organização, conjugada com o sistema de gestão QASST, levou-nos a iniciar vários projetos Kaizen no Ramada Aços.

No sentido de continuarmos a melhorar o nosso desempenho, percebemos que era necessário dedicarmo-nos à implementação de novas dinâmicas e procedimentos.

Foi assim que demos início a 4 projetos Kaizen distintos e que nos estão a permitir alcançar uma maior eficiência. Estes projetos centram-se na área das compras, da receção de materiais e da execução de cortes no armazém de Ovar. 

Relativamente ao primeiro projeto, o objetivo tem sido otimizar o processo de compras, o que passou pela definição de um novo modelo para análise dos consumos e do mercado e pela estandardização das medidas de compra, que nos permite reduzir o desperdício de material, de operação e de stock.

Para além disto, a gestão melhorada de stocks permite-nos responder ainda melhor às necessidades dos nossos clientes, bem como reduzir os prazos de execução e tornar os preços mais competitivos.

 

Demos também início a um projeto que tem como objetivo otimizar o processo de receção de matérias primas de forma a diminuir ao máximo o tempo desde o momento em que estão nas nossas instalações até ao momento de disponibilização do material para o fabrico nos diversos setores. 

Este projeto ambiciona também melhorar a cadeia de informação desde os nossos fornecedores até aos nossos clientes sobre as previsões de disponibilização dos diversos materiais.

Com o evoluir desta iniciativa já nos foi possível rever e alterar alguns procedimentos atuais, adquirir e adaptar equipamentos, digitalizar processos, entre outras melhorias. 

 

Outros dos projetos iniciados tem como objetivo melhorar a qualidade e rapidez do serviço prestado aos nossos clientes em todos os materiais redondos (1D) executados inteiros ou cortados. 

Deste projeto têm resultado desenvolvimentos significativos a nível organizacional que nos permitem otimizar todos os nossos recursos de forma a melhorar o serviço prestado aos nossos clientes.

 

Por último, e após instalação e arranque do Armazém Automático no ano transato e desocupação de área de fábrica anteriormente reservada para alocação de stock e máquinas, iniciámos um projeto que irá resultar na implementação de uma célula dedicada à execução de peças 3D com menos de 25Kg. 

Com esta instalação iremos conseguir alcançar o objetivo de tirar partido de um melhor layout do nosso armazém que reduzirá drasticamente o tempo de procura/movimentação de peças para entregarmos aos nossos clientes peças de peso menor ou igual a 25kgs em 24 horas.

 

Com todos estes projetos estamos a conseguir atingir a diminuição de erros e leadtimes e a melhorar o serviço que prestamos aos nossos clientes, com uma oferta de maior qualidade e mais completa.