A estampagem a quente tem-se tornado muito rapidamente num complemento à estampagem a frio, especialmente no setor da indústria automóvel.
A conformação da chapa a temperaturas mais elevadas permite não só produzir peças de maior dimensão e complexidade mas também reduzir o peso de componentes do automóvel em 30% a 50%.
Naturalmente, as exigências no aço ferramenta também são crescentes, na medida em que os aços necessitam de melhores propriedades a quente, excelentes resistências ao revenido e fadiga térmica, elevada condutividade térmica e elevada tenacidade e ductilidade.
Figura 1: Componentes do automóvel tipicamente produzidos com chapas de alta resistência (UHSS – Ultra High Strength Steel) e o B-Pillar, componente tipicamente conformado quente.
A correta seleção do aço ferramenta torna-se fulcral para aumentar a produtividade do processo, diminuindo os tempos de reparação e manutenção e melhorando a qualidade das peças produzidas.
Para o Hot Stamping, o Unimax e o QRO90 Sup possuem:
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Excelentes propriedades a quente e elevadas durezas a quente;
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Excelente resistência ao revenido e à fadiga térmica;
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Excelente resistência ao desgaste abrasivo.
O QRO90 Sup, para além de uma elevada condutividade térmica, possui excelente resistência à fluência térmica (creep resistance).
O Unimax permite excelentes resistências ao desgaste (56-58 HRC) aliados a bons valores de tenacidade e ductilidade, maximizando a vida útil da ferramenta.
Para aplicações onde excecionais valores de tenacidade são um requisito, o Dievar é a solução ideal para si.
Figura 2: Comparação relativa das propriedades de aços de trabalho a quente da Uddeholm.
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