Nitruração

A nitruração é um processo de endurecimento superficial produzido nos aços que proporciona maior durabilidade em componentes sujeitos ao atrito, ao desgaste, ou ao ataque químico pelo alumínio.

A nitruração realiza-se a temperaturas mais baixas do que as utilizadas nos processos de têmpera, resultando assim numa variação dimensional nula ou mínima durante o tratamento.

O processo introduz azoto (nitruração), ou azoto + carbono (nitrocarburação) na superfície das peças e conduz à formação da camada superficiais endurecidas compostas por nitretos responsáveis por ganhos elevados no desempenho das peças.  A nitruração trata-se de um tratamento final devendo ser realizado após sob peças finalizadas.

A dureza superficial obtida depende da composição química do aço (maior teor de liga implica maior endurecimento) e a espessura da camada produzida varia também com o tipo de aço utilizado e com o tempo ou a temperatura seleccionadas para o tratamento.
A tecnologia empregue encontra-se registada sob a designação Allnit© e é aplicável a todos os tipos de aço, excepto aços inoxidáveis para os quais é empregue a nitruração por plasma.

No caso da fundição injectada a aplicação de uma posterior camada oxidada, ligeiramente porosa, garante a retenção de fluidos lubrificantes que promovem um melhor comportamento dos moldes  quer do ponto de vista da desmoldação quer como barreira adicional ao efeito de corrosão pelo alumínio líquido.

 

Classe Aços Dureza

Camada mm

Nitruração Pré-Tratados 650-900 HV 0,1 - 0,2
Trabalho a Quente 900-1200 HV 0,05 - 0,15
Trabalho a Frio Ligados 900-1100 HV 0,05 - 0,15

Nitrocarburação          

Ao Carbono 350-450 HV 0,05 - 0,15
Nitroxidação Aços para Fundição Injetada              Perfil dureza idêntico com oxidação da camada branca




Contacte-nos

Tel. +351 256 580 491

Fax +351 256 580 440

Email: ramadatt@ramada.pt