O processamento de alimentos é uma indústria muito exigente ao nível da higiene e controlo de contaminação dos alimentos.
A utilização de aços ferramenta certificados para o contacto com alimentos, para além de boa prática irá ser a regra no futuro próximo.
O processamento de alimentos é uma indústria bastante diversificada. A título de exemplo podemos mencionar o processamento de massas, doces, carnes e peixes.
O tipo de trabalho que as ferramentas executam também é variado, desde o corte, a extrusão, a fragmentação e a peletização.
Podemos encontrar não só ferramentas, mas componentes mecânicos que desempenham funções importantes e que sofrem condições de trabalho exigentes. É o caso dos parafusos de extrusão.
Trata-se de uma indústria que opera, na generalidade, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em a robusteza e durabilidade são condições essenciais a ter na selecção do aço.
Como mecanismos de falha frequentes, temos o desgaste abrasivo, a deformação plástica a fragmentação e a corrosão.
Os nossos aços permitem uma optimização do design da ferramenta, um elevado desempenho, a diminuição dos custos de manutenção, resistência à corrosão, culminado numa economia global do custo da ferramenta.